No dia 20 de maio de 2021, o Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - DEFIS/CREMERJ, representado pelo Médico Fiscal. realizou vistoria na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende - APMIR, localizada no bairro Primeiro Distrito, no município de Resende, na Região Médio Paraíba, que se encontra sob gestão privada, filantrópica, conveniada para atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A inspeção foi solicitada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em caráter de reavaliação, a fim de verificar as condições de funcionamento relacionadas ao ato médico e prestação de assistência à população.
A unidade é classificada como Hospital Especializado, perfil de Maternidade com serviço de atenção ao pré-natal, parto e nascimento em gestação de risco habitual e alto risco. O estabelecimento dispõe de Diretor Técnico e Certificado de Regularidade de Inscrição de Pessoa Jurídica, em conformidade com as normas vigentes.
Na diligência, foram constatadas deficiências relacionadas ao corpo clínico e equipamentos, além de inconformidades no funcionamento das comissões obrigatórias.
Após a confecção do relatório de vistoria, o documento foi encaminhado ao gestor responsável e ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, órgão solicitante da demanda de fiscalização, para conhecimento e tomada de medidas cabíveis.