No dia 08 de janeiro de 2021, o Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - DEFIS/CREMERJ, representado pelo Médico Fiscal e pelo representante da Delegacia de Cabo Frio, Dr. Gilson Mazzillo, realizou vistoria no Hospital Municipal São José Operário, localizada no bairro de São Cristóvão, no município de Cabo Frio, na Região da Baixada Litorânea, que se encontra sob gestão direta da Secretaria Municipal de Saúde.
A inspeção foi solicitada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a fim de verificar as condições de funcionamento relacionadas ao ato médico e prestação de assistência à população.
A unidade é classificada como Hospital Geral e constitui com o Hospital Central de Emergência (HCE) um complexo hospitalar de referência para internações clínicas e procedimentos cirúrgicos do município de Cabo Frio. O estabelecimento não dispõe de Diretor Técnico e Certificado de Regularidade de Inscrição de Pessoa Jurídica, com necessidade de adequação às normas vigentes.
Na diligência, foram constatadas deficiências relacionadas às Comissões Hospitalares obrigatórias e ao corpo clínico, incluindo escalas incompletas de Médicos plantonistas para a Unidade de Pacientes Graves (UPG).
Após a confecção do relatório de vistoria, o documento foi encaminhado ao gestor responsável e ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, órgão solicitante da demanda de fiscalização, para conhecimento e tomada de medidas cabíveis.