Volta Redonda: marcada sessão na Câmara dos Vereadores
06/09/2012
Os médicos de Volta Redonda continuam mobilizados lutando por condições dignas de trabalho e por salários dignos. No próximo dia 18 está marcada audiência pública na Câmara de Vereadores, às 19h. A categoria médica fará as reivindicações aos vereadores. Estarão presentes além do CREMERJ, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público da Tutela da Saúde Coletiva, a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde.
Na pediatria, a situação é grave para a população, que sofre com a falta de médicos. Houve, inclusive, denúncia envolvendo um bebê de 23 dias. A família procurou várias unidades e, quando chegou ao Hospital Municipal São João Batista, o caso era irreversível.
Os médicos de Volta Redonda reivindicam a regularização da situação trabalhista, reajuste anual, segurança nos locais de trabalho e garantia de recursos humanos de acordo com a resolução nº 100 do CREMERJ. No Programa de Saúde da Família (PSF), os médicos de Volta Redonda recebem o menor salário da região sul fluminense.
Em 2011, o CREMERJ entrou com uma representação no Ministério Público do Trabalho para a realização de novos concursos públicos exigindo melhores condições para a categoria médica. Na ocasião, a Prefeitura de Volta Redonda abriu um edital oferecendo salário indigno. Os médicos foram alertados pelo Conselho a não realizarem o concurso e uma nova denúncia foi feita ao MP.
Sem remuneração justa e sem regularização trabalhista, os médicos são contratados por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). O prefeito prometeu regularizar todos os contratos trabalhistas da categoria até o dia 1º de setembro de 2011, o que não foi cumprido.