Médicos de Volta Redonda se reúnem em assembleia
05/10/2012
Durante a última assembleia com os médicos em Volta Redonda, que aconteceu na quarta-feira, 3, foi discutida a continuação do movimento e da mobilização dos colegas. Os médicos expuseram a pressão que estava sendo exercida na categoria pela Secretaria Municipal de Saúde por conta da participação na paralisação. O CREMERJ declara que o ato não fere o Código de Ética Médica e que a população não esteve desamparada, já que as emergências estavam em pleno funcionamento.
Apesar da paralisação no atendimento ambulatorial e nas cirurgias eletivas entre os dias 25 e 27 de setembro, a prefeitura não apresentou proposta para as reivindicações da categoria. A luta é pela regularização da situação trabalhista, reajuste anual, segurança nos locais de trabalho, implantação do plano de cargos e salários (por determinação judicial) e garantia de recursos humanos de acordo com a resolução nº 100 do CREMERJ.
A assembléia aprovou apresentar uma pauta com as reivindicações do movimento aos candidatos à prefeitura. Além disso, será feito um levantamento quanto à falta de clínicos e pediatras nas emergências e no Programa de Saúde da Família no município.
Por solicitação da assembleia, o CREMERJ irá emitir uma nota oficial afirmando que o movimento dos médicos é legítimo e dentro da ética. Desta forma qualquer tentativa de intimidação ou punição aos colegas será, isto sim, um desrespeito ao nosso código de ética.