Inca divulga número para tirar dúvidas de médicos
19/11/2009
Unidade, que tem recebido pacientes encaminhados de forma indevida, quer evitar idas e vindas desnecessárias dos pacientes.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) abriu um novo canal de comunicação com os médicos do Estado do Rio de Janeiro para tirar dúvidas sobre o encaminhamento de pacientes. A instituição tem recebido diariamente um grande número de pacientes encaminhados de forma indevida, sem a documentação necessária para a efetivação da matrícula ou mesmo sem o perfil adequado para atendimento nesta unidade. Por isso, o Inca colocou à disposição dos médicos um número de telefone para esclarecer o atendimento de primeira vez dos pacientes encaminhados para a unidade da Praça Cruz Vermelha, 23, que fica no centro do Rio. Como é um serviço exclusivo para médicos, acesse aqui a Área do Médico e confira o número de contato do Inca.
Melhorando a comunicação com os médicos, o Inca espera humanizar o atendimento dos pacientes. Isto porque, uma vez bem informado sobre o trâmite de admissão do Inca, o médico poderá instruir corretamente seus pacientes, evitando idas e vindas desnecessárias pela rede assistencial da cidade.
De acordo com a assessoria de imprensa do Inca, a triagem do Inca tem procurado funcionar da melhor maneira possível, sempre levando em consideração a conveniência do usuário, como também do profissional que faz esse atendimento. E o objetivo para o futuro é que a triagem seja feita a partir do que vem sendo feito com os pacientes da Urologia, através da Central de Regulação.
O Instituto Nacional de Câncer possui cinco unidades de atendimento que incluem desde o HCI, no qual funciona a maioria dos grupos clínicos e está localizado na Praça Cruz Vermelha no Centro; o HC II, especializado em Ginecologia, fica ao lado da Rodoviária Novo Rio. O HCIII e o HCIV, respectivamente, voltados para o atendimento dos casos de mama e cuidados paliativos, estão em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, além do Centro de Transplante de Medula Óssea (Cemo), que funciona no HCI. A instituição realiza por mês mais de 1.300 procedimentos, 750 deles sendo cirurgias.