Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ apoia Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência

03/02/2022

A Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia (CT) do CREMERJ manifesta apoio à Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que ocorre anualmente no período que inclui o dia 1º de fevereiro. A data busca intensificar a disseminação de informações sobre medidas preventivas e educativas para reduzir a incidência de gravidez nessa fase da vida. Como resultado de esforços e debates sobre o tema, nos últimos anos, a quantidade de meninas grávidas vem diminuindo desde 2001, porém isso ocorre de forma lenta.

Dados recentes mostram que, em 2020, nasceram mais de 380 mil bebês, filhos de adolescentes. O levantamento evidencia, ainda, que uma criança entre 10 e 14 anos torna-se mãe a cada 30 minutos.

Hoje, os partos de adolescentes representam 14% do total de nascimentos no Brasil, sendo que um em cada sete bebês brasileiros é filho de mãe adolescente. Tal proporção ainda é considerada alta, apesar de ter continuado em queda durante a pandemia, contrariando o esperado.

A semana também traz à luz diversas discussões, como a necessidade de se ter, cada vez mais, profissionais de saúde e de educação capacitados em sexualidade. Além disso, destaca-se a urgência do fornecimento de métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde e do acesso facilitado à educação de qualidade, bem como a atividades esportivas e de lazer, a fim de evitar gravidezes não planejadas com repercussões biológicas e psicossociais nessa faixa etária.

“Essa é uma questão urgente e o CREMERJ entende essa necessidade. Apoiamos essa iniciativa e esperamos que o debate incentive a conscientização de todos”, disse a conselheira Célia Regina da Silva, que é membro da CT.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (Sogia-BR), Denise Leite Maia Monteiro, também falou sobre a importância da discussão do assunto. “A saúde na infância e na adolescência é sempre uma preocupação para nós e essa semana nos lembra deste tema tão fundamental que merece toda a nossa atenção”, ressaltou ela, que é integrante da CT do CREMERJ.