Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Fevereiro Roxo e Laranja: campanhas de saúde marcam este mês

11/02/2022

Duas campanhas vinculadas à saúde marcam este mês: Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja. A primeira chama a atenção para a conscientização do lúpus, da fibromialgia e do mal de Alzheimer. Já a segunda destaca a luta contra a leucemia. Ambas as iniciativas ressaltam para a importância da detecção e do tratamento precoce.

“As campanhas de conscientização relacionadas à saúde devem ser valorizadas, pois trazem o debate para a população. É muito importante que a pessoa se conheça, esteja atenta aos sinais que o seu corpo pode dar e tenha consultas regulares com seu médico”, alertou o presidente do CREMERJ, Clovis Munhoz.

Fevereiro Roxo
Conscientiza sobre o lúpus, a fibromialgia e o mal de Alzheimer. As três chamam a atenção por serem silenciosas e de progressão gradual.

Lúpus: distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos do que o necessário para mantê-lo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso acabam atacando o organismo, provocando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. O lúpus sistêmico é a forma mais séria da doença.

Fibromialgia: ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como uma infecção ou ainda um trauma físico e psicológico.

Mal de Alzheimer: é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Pode interferir no comportamento e na personalidade do indivíduo e gerar perdas de memória e demência.

Fevereiro Laranja
Conscientiza sobre a leucemia – um dos tipos mais graves de câncer – que atinge os glóbulos brancos. A iniciativa tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de se atentar para os sintomas relacionados à doença. Entre os mais comuns, estão: anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que a leucemia teve em 2019 mais de 10 mil casos. A campanha também alerta sobre a importância da doação de medula óssea. A cada cem mil pacientes apenas um doador é compatível, por isso quanto mais doadores tiver, aumentam as probabilidades de compatibilidade entre as pessoas.