Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Dia Mundial da Saúde é celebrado no CREMERJ

12/04/2022

O CREMERJ realizou, nessa sexta-feira, 8, uma homenagem ao Dia Mundial da Saúde – celebrado em 7 de abril. O evento, promovido no auditório do Centro Empresarial Rio, em Botafogo (Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro), contou com uma palestra do especialista em cirurgia geral e gastroenterologia, Lincoln Lopes Ferreira, que foi presidente da Confederação Médica Latino-Ibero-Americana e do Caribe (Confemel) de 2018 até março de 2022.

Compuseram a mesa do evento o presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ), Euderson Kang Tourinho, e o presidente da Sociedade Médica do Estado do Rio de Janeiro, Benjamin Baptista. Pelo Conselho, participaram o presidente, Clovis Munhoz, a segunda vice-presidente, Célia Regina da Silva, e o ex-presidente Walter Palis. Na abertura, Célia destacou o profundo conhecimento de política de saúde nacional que o palestrante convidado possui.

“Essa é uma oportunidade de fazermos uma grande reflexão sobre o momento que estamos vivendo. A pandemia mudou, rapidamente, muitas situações do nosso dia a dia, assim como influenciou os rumos da medicina”, disse ela.

Ao iniciar a explanação, Lincoln mostrou um panorama da saúde no Brasil, considerando a pandemia da Covid-19 e outros fatores. Os pontos principais foram a crise inicial de recursos enfrentada pela saúde no país, a necessidade estratégica da implantação e manutenção de parque industrial dedicado à produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) em solo nacional e, ainda, a implicação dessa ação na proteção da vida e bem-estar dos profissionais da saúde.

Ao falar sobre os médicos que atuaram na linha de frente, ele ressaltou os aspectos psíquicos, o heroísmo e a humanidade de cada um. “O que vamos precisar fazer é ter um cuidado especial com esses profissionais. Temos um desafio muito grande que é atentar para a saúde mental deles, posto que na realidade somos humanos, demasiadamente humanos”, pontuou ele.

No encerramento, o presidente do CREMERJ compartilhou sua experiência como médico e como paciente diante da doença e agradeceu ao palestrante pela apresentação. “É uma honra para o CREMERJ ter a oportunidade de estar na companhia de tantos colegas que trabalham duro para fortalecer a saúde brasileira e dedicam suas vidas a melhorar o atendimento à população”, finalizou ele.

Estiveram presentes na reunião o ex-presidente do CREMERJ, Sylvio Provenzano, e os conselheiros Joel Carlos Silveira Filho, Luiz Fernando Nunes, Yuri Salles Lutz, Antônio Abílio de Santa Rosa, Flavio Antonio de Sá Ribeiro, José Ramon Varela Blanco, Roberto de Castro Meirelles e Raphael Câmara, que também é secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Além deles, participaram os médicos: Almirante Manoel Moreira Filho (primeiro vice-presidente da Academia Brasileira de Medicina Militar); Celso Ferreira Ramos Filho (presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro); Juçara Valverde (vice-presidente da Academia Brasileira de Médicos Escritores); Ana Cristina Murai (diretora técnica do Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda); Nadja de Sousa Ferreira (diretora técnica-científica da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho); Bruno César Sabino (diretor técnico do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla); e Nilza Kallos (professora da Universidade de Miami responsável pelo setor de mastologia).

Para assistir à gravação do evento, clique aqui.