Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Lombalgia pós-pandêmica é debatida pela CT de Acupuntura

31/05/2022

A Câmara Técnica (CT) de Acupuntura do CREMERJ promoveu, nessa sexta-feira, 27, o IV Curso de Educação Médica Continuada em Acupuntura, no auditório Julio Sanderson, em sua sede. Nesta edição, o tema debatido foi “As lombalgias na situação pós-pandêmica”. O evento foi em formato híbrido, com transmissão em tempo real, no canal do YouTube do Conselho.

Na abertura, a segunda vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, destacou a importância da educação médica continuada para a entidade.

“Em nome do nosso presidente Clovis Munhoz, agradeço a participação de todos e, também, aos organizadores deste evento. O CREMERJ é a casa do médico, por isso as portas estão sempre abertas para a nossa educação médica continuada e o aprimoramento ético de nossas especialidades”, frisou.

Em seguida, o diretor Yuri Salles, conselheiro responsável pela CT, falou que a acupuntura é uma das especialidades mais atacadas pela invasão do ato médico e que a união entre os profissionais é uma forma de proteger os pacientes. “Precisamos estar cada vez mais próximos para garantir que a nossa população não fique exposta a possíveis problemas causados pelo exercício ilegal da medicina. Esta é uma câmara técnica bastante atuante e ficamos satisfeitos porque isso permite que estejamos juntos”, disse.

Já a coordenadora da Câmara Técnica de Acupuntura do CREMERJ, Melania Sidorak, ressaltou o tema da aula como fundamental. “As lombalgias na situação pós-pandêmica é algo que todos nós estamos vivendo e, por isso, vamos ouvir um especialista bastante capacitado nesta área”, acrescentou.

Em sua apresentação, o médico Marcus Vinicius Ferreira, que é fisiatra e acupunturista, discursou sobre a dor lombar após a pandemia e disse que o número de casos aumentou bastante depois deste período.

“A pandemia levou as pessoas a ficarem mais sedentárias e passarem muito tempo na posição sentada – que não é uma posição normal. Existem pesquisas que já apontam que esta posição é deletéria, mesmo que a pessoa se mantenha em atividade física. Um número de horas sentado causa alterações metabólicas sérias e isso leva a dor lombar, que é a dor situada nas costas na altura da cintura”, explicou ele, que também é membro da CT de Acupuntura do Conselho.

O curso está disponível na íntegra no canal do YouTube do CREMERJ. Clique aqui e assista!