Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Dia do Cardiologista é celebrado no CREMERJ

16/08/2022

O CREMERJ realizou, nos dias 12 e 13 de agosto, uma homenagem ao Dia do Cardiologista. A primeira noite do evento, realizada no auditório do Centro Empresarial Rio (Zona Sul da capital fluminense), foi dedicada a homenagear médicos que se destacaram na especialidade e contou com uma palestra magna ministrada pelo diretor do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Carlos Scherr. Já o segundo dia ofereceu uma manhã inteira de conteúdos científicos e debates no auditório Júlio Sanderson, na sede da autarquia.

Compuseram a mesa de abertura o segundo secretário do Conselho, Yuri Salles, e os conselheiros Sylvio Provenzano, José Ramon Varela Blanco e Roberto Meirelles, que é o responsável pela Câmara Técnica de Cardiologia do CREMERJ. Na ocasião, Meirelles destacou a satisfação de poder reunir tantos professores e colegas no evento presencial e on-line.

“O objetivo da iniciativa é prestigiar a nossa especialidade e atualizar os conhecimentos. O Conselho está reativando esse fórum, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), que tem sido uma grande aliada na educação médica continuada”, disse ele.

Logo depois das palavras iniciais, Carlos Scherr apresentou uma aula sobre prevenção cardiovascular, trazendo novidades sobre o assunto. Na sequência, seis cardiologistas foram homenageados por suas destacadas carreiras: Maria Eulália Thebit Pfeiffer; Antônio de Pádua Jazbik; Ronaldo de Souza Leão Lima; Evandro Tinoco Mesquita; Felipe José Monassa Pittella; e Ricardo Vivacqua Cardoso Costa.

Mesa-redonda e colóquios marcam segundo dia

Abrindo a manhã da programação de sábado (13), o presidente do Conselho em exercício, Guilherme Nadais, deu as boas-vindas aos participantes. “Atividades de atualização promovidas pelo CREMERJ, como este fórum, são essenciais para a comunidade médica. Considerando que as doenças cardiovasculares são uma das primeiras causas de morte no Brasil, não há dúvidas acerca da relevância deste encontro e do médico cardiologista para a nossa sociedade”, apontou Nadais.

No primeiro bloco, a vice-presidente do Departamento de Hipertensão da Socerj, Mônica Amorim, trouxe atualizações sobre urgências e emergências hipertensivas. Ainda nessa etapa, foi promovida também uma mesa-redonda cujo tema central foi “como fazer cadiogeriatria”, sendo dividido em quatro tópicos: síndrome coronariana; arritmia; valvopatia; exercício e qualidade de vida. Para discorrer e debater essas pautas, participaram o presidente da Socerj, Ronaldo Leão, o responsável pelo Serviço de Arritmias e Marca-Passo do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), Washington Maciel, o médico do INC, Mauro Augusto dos Santos, o presidente do Centro de Estudos do Hospital Municipal Miguel Couto, Eduardo Nagib, e o coordenador geral de clínica cardiológica do IECAC, Dany Kruczan.

Já no segundo bloco, encerrando toda a programação, foram promovidos dois colóquios. O primeiro, apresentado pelo conselheiro Roberto Meirelles, teve como temática a avaliação pré-operatória na atualidade, e foi debatido pelo professor assistente do serviço de cardiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Luiz Antônio Campos.

Por fim, o segundo e último colóquio refletiu a respeito da cardio-oncologia, ressaltando a visão do cardiologista, o olhar do oncologista e o papel da ecocardiografia nesse contexto. Participaram o professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Wolney Martins, o coordenador de assistência do Instituto Nacional do Câncer, Gelcio Mendes, o chefe do setor de ecocardiografia do INC, Alex Félix, a presidente do departamento de cardio-oncologia da Socerj, Aurora Issa, a mestre em cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tatiana Abelin, e a especialista em cardiologia com atuação em cardio-oncologia, Milena Santos.

Para assistir à gravação do evento em homenagem ao Dia do Cardiologista, realizado no dia 12, clique aqui.