Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ reúne-se com Secretaria Municipal de Saúde de Niterói

09/09/2022

A Comissão de Saúde Pública do CREMERJ, representada pelo segundo secretário do Conselho, Yuri Salles Lutz, reuniu-se com o secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, e representantes da Fundação Municipal de Saúde na manhã desta sexta-feira, dia 9 de setembro. Durante o encontro, foram discutidas pautas relacionadas à saúde da cidade, com destaque para a Unidade de Urgência Mário Monteiro e para o Hospital Municipal Carlos Tortelly.

Na ocasião, foram debatidos os atrasos tanto dos salários dos profissionais de saúde que trabalham com vínculo RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) quanto das verbas rescisórias dos médicos que atuaram em contratos relacionados à pandemia da covid-19. Em resposta, a secretaria firmou o compromisso de efetuar os pagamentos que se encontram pendentes nos próximos dias e apresentou, ainda, as medidas que estão sendo tomadas para reabastecer as unidades com insumos e medicamentos em falta.

No ensejo, a fundação expôs um cronograma de melhorias e reformas a serem realizadas no sistema de saúde de Niterói, incluindo obras de adequação em diversas unidades e a ampliação do sistema de atendimento a doenças oncológicas. Nesse ponto, foi destacada pela secretaria de saúde a colaboração do Conselho, por meio do Departamento de Fiscalização (DEFIS), o qual vem apontado à gestão as carências antigas de diversas unidades por intermédio dos relatórios de vistoria, o que permite a construção de projetos.

“A reunião foi uma oportunidade para o CREMERJ estabelecer parceria com a gestão municipal de saúde niteroiense. O objetivo dessa aproximação institucional é prover a melhor qualidade de trabalho para os médicos que atuam na região e o adequado atendimento à população. A Comissão de Saúde Pública do Conselho é uma importante ferramenta para que se busquem soluções para os problemas enfrentados pelas unidades, com auxílio e intermediação dos conselheiros junto aos gestores”, avaliou o diretor Yuri.

Participaram também do encontro a diretora geral da fundação, Anamaria Carvalho Schneider, a advogada chefe, Graziela Ernesto de Oliveira, e o médico responsável técnico, Pedro Andrade Sá Corrêa.