CREMERJ promove fórum sobre acupuntura
16/09/2022
O CREMERJ, no dia 10 de setembro, realizou o XIII Fórum da Câmara Técnica (CT) de Acupuntura, que abordou aspectos relacionados à dor orofacial e à acupuntura, como um dos tratamentos indicados a quem possui tal condição. Compuseram a mesa de abertura do fórum a segunda vice-presidente do CREMERJ, Célia Regina da Silva, e o segundo secretário e responsável pela CT, Yuri Salles Lutz.
A primeira palestra foi ministrada pela dentista especializada em fisiologia oral e endodontia, Adriana Bruno da Costa, cujo tema foi a “fisiopatologia da dor orofacial”. A palestrante falou sobre a doença tema da aula e apresentou suas categorias, causas, sintomas e ferramentas para classificá-la de forma eficiente. Também abordou questionamentos importantes para se fazer ao paciente, a fim de se ter uma anamnese mais completa. Ao fim de sua exposição, ela reforçou que a farmacologia não traz a cura para a dor orofacial sozinha, ou seja, a integração multidisciplinar entre os profissionais da saúde nas especialidades terapêuticas, fisiátricas, neurológicas e de acupuntura também são necessárias para isso.
Dando continuidade, a segunda palestra ficou a cargo do neurologista e professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), Márcio Dias, que trouxe a parte prática do fórum, falando sobre acupuntura neurofuncional, com foco nas disfunções cérvico-crânio-mandibulares (DCCM). Márcio discorreu sobre o quadro clínico dessa disfunção, demonstrando, com exemplos, técnicas de acupuntura importantes para o tratamento e os principais pontos para uma resposta eficiente no tratamento da dor orofacial.
No encerramento, os palestrantes debateram os temas e responderam a questões. Clique aqui para assistir à íntegra do evento.