Janeiro Roxo: mês de conscientização sobre a hanseníase
05/01/2023
A campanha Janeiro Roxo traz a conscientização sobre a hanseníase. A doença, antigamente conhecida como lepra, é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, e afeta a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.
Infelizmente, essa enfermidade ainda é negligenciada. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial, com cerca de 30 mil novos casos da doença detectados por ano. Por esse motivo, é necessário buscar a conscientização da população sobre as manifestações clínicas dessa doença e garantir a todos o acesso ao diagnóstico precoce.
A hanseníase tem cura e o tratamento é de graça na rede do SUS. A ajuda médica deve ser procurada caso o paciente apresente sintomas como manchas claras, vermelhas ou marrons na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.
Para fomentar o assunto entre médicos e todos os cidadãos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou a campanha 2023 de combate à doença. Clique aqui para conferir o material informativo disponível.