ANS afirma que SulAmérica vai aceitar guias em papel
30/04/2010
Em vista dos comunicados da SulAmérica de que a partir de 30 de abril não iria mais processar as faturas dos médicos emitidas em guias de papel, a coordenadora da Comissão de Saúde Suplementar (Comssu) do Cremerj, Márcia Rosa de Araujo, entrou em contato com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pedindo a intervenção da agência.
O gerente-geral de Integração com o SUS da ANS, Antonio Carlos Endrigo, que também é coordenador do Copiss (Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar), afirmou ter conversado com a diretoria da operadora, que se comprometeu a aceitar as faturas em papel. Segundo ele, a SulAmérica ainda garantiu que vai enviar aos médicos um comunicado com o novo prazo para a implantação da Tiss eletrônica.
A operadora argumentava que se não aderisse à Tiss eletrônica, sofreria sanções por parte da agência reguladora. Contudo, de acordo com Endrigo, a ANS não está pressionando nenhum plano de saúde a aderir ao processo digital e não vai penalizar as empresas que não o fizerem. “Portanto, os médicos podem continuar utilizando as guias de papel”, tranquiliza Márcia Rosa.
“Vamos nos reunir com a ANS mais uma vez e pedir que o prazo seja prorrogado, pois a Tiss eletrônica envolve investimentos financeiros a curto e médio prazo, e não há uma contrapartida aos médicos por parte das empresas”, afirmou ela.