CREMERJ debate mediação de conflitos no segmento médico
17/03/2023
Nesta quarta-feira, 15, a Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ realizou a primeira reunião de trabalho de 2023. Os participantes debateram sobre a mediação de conflitos no segmento médico durante o encontro, que aconteceu em Botafogo – na Zona Sul da capital fluminense.
As boas-vindas aos participantes foram dadas pela coordenadora da Cocem, conselheira Beatriz Costa. Ela fez uma breve apresentação sobre o papel das comissões de ética médica, explicando suas principais atribuições. “Como Conselho temos que valorizar os médicos que estão à frente das comissões de ética do hospital e criar competências e habilidades para que eles possam atuar no campo da ética médica. É o CREMERJ inovando e trazendo mais conhecimentos para o nosso colega médico”, destacou Beatriz.
Em seguida, o sócio-diretor da 4P Luciano Pacheco ministrou uma palestra sobre a solução pacífica de conflitos. “O profissional de ética precisa estar bem com ele mesmo. A comunicação não violenta cria condições para que a mediação de um conflito se resolva.”, enfatizou Pacheco.
Por fim, a mediadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Andrea Maia, apresentou a metodologia da “Oficina de Mediação de Conflitos”, que acontecerá em maio de 2023 com a participação de médicos integrantes de comissões de ética que tiverem o interesse em se aprofundar no tema. “É muito importante saber lidar com os conflitos que estão o tempo todo em nossa vida e se comunicar melhor. É muito natural vivenciar os conflitos, e quanto melhor você souber lidar com eles, melhores serão os resultados.”, disse Andrea.