CREMERJ participa de audiência da Alerj
21/03/2023
Na última quarta-feira (15), o conselheiro do CREMERJ Guilherme Toledo participou de uma audiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que decidiu pela elaboração de um projeto de lei para melhorar os procedimentos nos casos de internação involuntária em clínicas psiquiátricas. A sessão foi promovida pelas Comissões de Saúde e de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso.
A iniciativa da reunião surgiu após a repercussão na imprensa do caso da idosa Maria Aparecida Paiva, internada à força em duas clínicas de Petrópolis pela própria filha e genro, no último mês. De acordo com Guilherme Toledo, que é o responsável pela Câmara Técnica de Psiquiatria e Saúde Mental do CREMERJ, a participação do Conselho é essencial, pois traz a visão dos médicos especialistas na área.
“Ao elaborar ou revisar leis e normas, o Poder Legislativo deve sempre consultar as entidades que são autoridades no assunto. Agradecemos aos parlamentares estaduais por ouvirem a classe médica, representada pelo CREMERJ, em um assunto que é de suma importância nos dias atuais: a saúde mental”, avaliou Toledo.