Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ manifesta apoio à operação da PF contra falsos médicos

20/06/2023

O CREMERJ manifesta seu apoio à segunda fase da operação Catarse, que foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira, 20 de junho. A iniciativa tem o objetivo de prender o núcleo central de uma organização criminosa especializada na falsificação de diplomas para o curso de medicina e na inscrição de falsos médicos em Conselhos Regionais.

Vale lembrar que, em abril de 2022, após uma denúncia do CREMERJ, a Polícia Federal fez as primeiras prisões. O Conselho chamou a instituição policial após perceber indícios de documentação falsa para a inscrição de dois CRMs. Na ocasião, as duas pessoas estavam na sede do CREMERJ e foram presas. Desde então, o Conselho está à disposição das autoridades policiais. Logo após esse episódio, deu-se início às investigações, que acarretaram na operação Catarse.

Para o CREMERJ, todas as ações que visem garantir a segurança da população, dos médicos e dos demais profissionais de saúde no estado do Rio de Janeiro são fundamentais e prioritárias. O Conselho vem colaborando ativamente com as autoridades policiais no intuito de coibir essas práticas criminosas e é atuante na luta contra a atuação de falsos profissionais, tendo, inclusive, o Portal da Defesa Médica para o recebimento de denúncias desse tipo.

A operação

Nesta terça-feira, 20 de junho, na segunda etapa da operação Catarse, cerca de 30 policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nas cidades do Rio de Janeiro, Silva Jardim/RJ, Saquarema/RJ e Montes Claros/MG. A primeira fase da operação ocorreu em fevereiro de 2023, com o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema criminoso, dentre elas duas clínicas de saúde. Na ocasião, foram apreendidos aparelhos celulares, jalecos, carimbos, documentos de identificação, carteiras de CRMs, históricos escolares, diplomas, entre outros.