Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Agosto debate amamentação, saúde vascular, esclerose e linfoma

01/08/2023

O mês de agosto é marcado por quatro campanhas vinculadas aos cuidados com a saúde. As cores utilizadas para impulsionar o debate são o laranja, para falar da conscientização da esclerose múltipla, o dourado, para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, o azul-vermelho, para conscientização da saúde vascular, e o verde-claro, para abordar o combate aos linfomas.

Agosto Laranja
Esta campanha foi criada pelos Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), em 2014, com o objetivo de ser um movimento coletivo para desmistificar a condição crônica da doença e conscientizar o diagnóstico precoce.

A esclerose múltipla é a doença autoimune do sistema nervoso central que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. Essa condição atinge geralmente pessoas entre 20 e 40 anos de idade, sendo mais predominante em mulheres. Infelizmente ainda não se sabe o que causa a esclerose múltipla. Apesar de ainda não existir cura para a doença, já existem diversos tratamentos eficazes. Por isso, o mês traz a importância do diagnóstico precoce.

Agosto Dourado
A campanha Agosto Dourado foi criada, em 1992, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O objetivo da iniciativa é despertar a sociedade para a relevância da amamentação no pleno desenvolvimento das crianças.

A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, considerado o alimento mais completo para os bebês, saciando a fome de forma nutritiva, aumentando o vínculo entre a mãe e o filho e reduzindo a incidência de uma série de doenças. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Agosto Azul Vermelho
Uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com apoio das Regionais, a campanha Agosto Azul Vermelho visa informar a população sobre os cuidados com a saúde vascular e incentivar a prevenção e o tratamento. As cores desta campanha inspiram-se nas veias (azul) e artérias (vermelho), conforme são geralmente representadas em livros de medicina.

As doenças vasculares podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade. A genética é o principal fator para o aparecimento de tais doenças, entretanto outros aspectos podem contribuir para o surgimento delas, tais como: sedentarismo, obesidade, diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e uma dieta rica em gorduras.

Agosto Verde-Claro
A campanha foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar e orientar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer linfático. O linfoma é um tipo de câncer que afeta os linfócitos, que é considerado um tumor maligno e está entre os dez tipos mais incidentes em homens e mulheres. É importante ficar atento, pois os linfomas também podem ser encontrados em outros órgãos ou na medula óssea.

A doença pode ser classificada em dois grandes tipos, o linfoma de Hodgkin (LH) e o linfoma não-Hodgkin (LNH), possuindo subtipos a depender da sua caracterização pelo tipo de célula linfoide envolvida. Na maioria dos casos, o linfoma é uma doença curável quando tratado adequadamente. O tratamento clássico é a poliquimioterapia (com ou sem radioterapia associada), conforme avaliação e orientação médica.

O CREMERJ apoia as campanhas Agosto Laranja, Agosto Dourado, Agosto Azul Vermelho e Agosto Verde-Claro.