Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Curso de Clínica Médica do CRM aborda neurologia e psiquiatra

21/03/2024

Na última sexta-feira, 15 de março, o CREMERJ promoveu o primeiro módulo do Curso Anual de Clínica Médica, abordando a neurologia e a psiquiatria. O evento ocorreu no auditório Júlio Sanderson, localizado na sede do Conselho, em Botafogo – na Zona Sul da cidade. 

A abertura do curso foi realizada pelo conselheiro responsável pela Câmara Técnica de Clínica Médica, José Galvão. Na ocasião, Galvão destacou a importância de debater sobre a saúde mental, pois ainda há muitos desafios e dificuldades a serem superados no país.

A programação foi composta por diversas palestras. Na primeira parte, o doutor em neurociências pela Unifesp José Marcelo Bezerra compartilhou detalhes importantes sobre a “doença de Parkinson”. Em seguida, o professor de neurologia da pós-graduação da PUC-Rio Ricardo Novis iniciou os debates com a palestra “acidente vascular cerebral”. Depois dele, o professor titular de neurologia da UFF Osvaldo José Nascimento debateu sobre a “neuropatia periférica”. Ao final, o ex-diretor do Instituto de Neurologia da UFRJ José Luiz de Sá Cavalcanti discutiu os temas apresentados. 

Na segunda parte do encontro, foram ministradas palestras sobre algumas das doenças mentais que mais afetam a população: ansiedade e depressão. Os assuntos foram abordados pelos professores titulares de psiquiatria da UERJ e da UFRJ Elie Cheniaux Junior e Antônio Egídio Nardi. Por fim, o mestre em psiquiatria e saúde mental pela UFRJ Fernando José Nasser mostrou um panorama sobre o suicídio no Brasil e no mundo.