Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ, SES-RJ e Sonerj discutem DP no estado

09/05/2024

O CREMERJ, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e a Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (Sonerj) reuniram-se para iniciar uma discussão sobre o serviço de diálise peritoneal (DP) no estado, na última sexta-feira, 3 de maio. A reunião aconteceu na sede da secretaria, no bairro Rio Comprido, Zona Norte da capital fluminense. Na ocasião, o Conselho foi representado por membros da Comissão de Saúde Pública e da Câmara Técnica de Nefrologia. 

De acordo com o último censo da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a diálise peritoneal sempre foi subutilizada no país. No entanto, nos últimos anos, o percentual de pacientes que têm acesso a esse tipo de tratamento caiu ainda mais. A principal razão parece ser o modelo proposto pelo sistema público de saúde, que não é economicamente viável para a maioria das clínicas e centros. Assim, parte desses estabelecimentos privados parou de oferecer essa modalidade de diálise para atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), pois os altos custos da DP acabam não sendo pagos pelo baixo valor repassado pelo SUS atualmente.

Nesse sentido, durante a reunião, foi sugerida a possibilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da SES-RJ, cofinanciar esses atendimentos da mesma maneira que já acontece com a hemodiálise. Desse modo, além do pagamento feito pelo SUS para cada atendimento de DP realizado, o estabelecimento receberia também outra parcela paga pelo estado, tornando possível uma maior oferta desse tipo de assistência dialítica para pacientes renais no território fluminense. Diante dessa proposta, será feito um estudo de viabilidade para implementação. 

Participaram do encontro a conselheira Renata Lima, a secretária de saúde Claudia Mello, o presidente da Sonerj Pedro Rocha, o vice-presidente da Sonerj Conrado Gomes e o coordenador da Câmara Técnica de Nefrologia Jocemir Lugon.