Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Novembro destaca saúde do homem e risco de parto prematuro

05/11/2024

Durante o mês de novembro, o CREMERJ apoia duas importantes campanhas de saúde: o Novembro Azul, que conscientiza sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, e o Novembro Roxo, que aborda o risco da prematuridade.

Novembro Azul

Criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ao longo de 13 anos, a campanha já impactou mais de 100 milhões de cidadãos, promovendo iniciativas de saúde e motivando os homens a realizarem exames preventivos. Dezessete de novembro é oficialmente conhecido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, quando as ações de mobilização ganham ainda mais força.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma, segundo o  Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ainda de acordo com os dados do INCA, no Brasil, estima-se que ocorram 71.730 novos casos por ano no triênio 2023-2025. Atualmente, é também a segunda principal causa de óbito por câncer entre os homens, reforçando sua relevância epidemiológica no país.

Novembro Roxo

Além de abordar a saúde masculina, este mês chama a atenção para a saúde dos recém-nascidos, com a campanha Novembro Roxo, que sensibiliza a população sobre o risco da prematuridade. A iniciativa destaca as implicações do nascimento prematuro dos bebês, um tema que exige atenção e debate. O Dia Mundial da Prematuridade, lembrado também no dia 17 de novembro, tem como objetivo conscientizar sobre os cuidados e a prevenção do parto prematuro. A campanha busca promover uma mudança na realidade das famílias afetadas, enfatizando a importância de um pré-natal adequado e do acesso à informação durante a gestação.

A prevenção da prematuridade começa antes mesmo da gestação, com o planejamento familiar e o acompanhamento pré-natal adequado. Garantir um parto seguro e de qualidade é essencial para preservar a saúde da mulher e do recém-nascido. Bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação são considerados prematuros ou pré-termos. A prematuridade pode ocasionar diversas complicações, incluindo problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares e diabetes, além de aumentar o risco de dificuldade de aprendizagem ou de comportamento.